A partida entre Colo-Colo e Fortaleza, desta quinta-feira, pela 2ª rodada do grupo E da CONMEBOL Libertadores, foi suspensa após cenas lamentáveis aos 25 minutos da segunda etapa. E o jogo não será mais realizado.
A ESPN apurou com fontes na CONMEBOL que o duelo vai para a unidade disciplinar, sem ser possível que seja completado os 20 minutos restantes. E qualquer decisão sobre resultado, punições ou algo do tipo serão tomadas de acordo com base na documentação do regulamento da competição. Momentos depois, a entidade que controla o futebol no continente, se manifestou explicando os próximos capítulos sobre o caso.
”Informamos que, em virtude da ausência de garantias de segurança por parte parte do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a Continuação da partida entre Colo Colo (CHI) e Fortaleza (BRA) pela Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores 2025, a referida partida está cancelada. Considerando que todos os processos estabelecidos no Manual dos Clubes foram seguido, o caso será remetido aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações. Todas as informações sobre os eventos que ocorreram dentro e fora do estádio será encaminhado ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”, diz o comunicado oficial da Conmebol.
O que aconteceu em Colo-Colo x Fortaleza
O jogo estava 0 a 0, aos 25 minutos da segunda etapa, quando torcedores chilenos quebraram o alambrado e invadiram o campo do estádio Monumental David Arellano, em Santiago. Os chilenos quebraram o vidro que separa o campo da arquibancada e entraram em campo com objetos nas mãos. Alguns, inclusive, tiraram fotos com atletas do Colo-Colo.
Com a invasão, os jogadores do Fortaleza imediatamente correram para o túnel de acesso ao vestiário, e a partida foi paralisada. Segundo apurou o repórter da ESPN Mendel Bydlowski, ninguém foi atingido e todos passam bem, assim como funcionários do clube cearense, que estavam na tribuna do estádio.
Clima hostil antes de a bola rolar
O clima da partida já era hostil antes mesmo do ocorrido. Os torcedores já tinham atirado objetos em campo, como isqueiros e copos.
Além disso, dois torcedores do Colo-Colo foram atropelados pela polícia nos arredores do estádio, segundo informação apurada pela ESPN.
Principal organizada do Colo-Colo, a ‘La Garra Blanca’ utilizou as redes sociais para se manifestar sobre o corrido. E trataram a invasão como ‘vingança’ após dois torcedores terem morrido atropelados pela polícia no entorno do estádio.
Segundo a organizada, ‘duas vidas valem mais do que três pontos’ e ‘a polícia faltou cumprir protocolos’.