Imagine só ficar mais de seis meses sem cortar o cabelo – e tudo por conta do seu clube do coração. Essa é a experiência que Frank Ilett, de 28 anos, vivencia desde o dia 6 de outubro de 2024, quando iniciou um desafio em busca de uma sequência de vitórias do Manchester United.
Nascido na região de Oxford, no centro-sul da Inglaterra, e atualmente vivendo em Castellón, cidade espanhola próxima de Valencia, Illet prometeu não ir ao barbeiro até que os Red Devils vençam cinco jogos seguidos.
E ele segue esperando até hoje, com a certeza de que não cortará o cabelo pelo menos até o início de maio, uma vez que o United empatou com o Lyon, pela Europa League, e tem compromisso difícil neste domingo (13), contra o Newcastle, pela Premier League. A partida terá transmissão ao vivo do Disney+.
Até o jogo contra os Magpies, Frank já terá completado 190 dias do desafio. Em entrevista à ESPN, o torcedor fanático do United contou como teve início a brincadeira e que se surpreendeu com toda a repercussão, que o fez até ser reconhecido nas ruas.
“Eu vi um cara (fazendo o desafio do cabelo) com um time da NFL, esperando por uma sequência de três vitórias seguidas. Eu achei engraçado e, alguns meses depois, pensei ‘talvez eu deveria fazer isso’. Sou torcedor do United, estamos passando por um momento ruim, seria algo engraçado de se fazer, então resolvi ver o que aconteceria. Eu não imaginava que duraria tanto tempo como está sendo (risos)”, disse.
“Não imaginava que seria algo tão grande. Comecei como uma brincadeira, para fazer algo engraçado, mas não imaginava ter milhares de seguidores, tipo ‘meu Deus, isso é loucura’ (risos). São muitas pessoas acompanhando. É uma completa loucura, eu ainda não consegui assimilar. Até às vezes quando ando na rua, pessoas me veem, me reconhecem e pedem para tirar fotos comigo. Tem isso uma loucura (risos)”, prosseguiu Ilett, que hoje já conta com mais de 100 mil seguidores em sua página no Instagram.
A última vez que o United venceu cinco jogos seguidos foi entre janeiro e fevereiro de 2024. Desde então, o máximo que o clube conseguiu foram três triunfos consecutivos, em janeiro deste ano, contra Rangers, Fulham e FCSB (antigo Steua Bucaresti). A previsão de Ilett é das mais pessimistas para o fim do seu desafio, já que ele não contará os amistosos de pré-temporada, apenas jogos oficiais.
“Em janeiro desse ano pensei que aconteceria o mesmo porque tivemos muitos jogos com chance de vitória, mas não conseguimos. Agora não sei quando (vai acontecer de novo), mas eu acho que em janeiro do próximo ano possa ser a nossa melhor chance. É quando geralmente temos muitos jogos pelas copas, uma partida de fase de grupos da Europa League ou algo assim. Esse pode ser o momento (risos)”, disse.
‘Pior time que já vi’
Ilett também não escondeu a sua insatisfação com o atual elenco do Manchester United e concordou com a polêmica declaração do técnico Rúben Amorim, que em janeiro deste ano falou em “pior time da história”
“Eu penso que sim (é o pior Manchester United que já vi). Como o Rúben Amorim disse, e sendo um pouco sincero, ele provavelmente está certo. Eu acho que alguns jogadores são ok no sistema (de jogo), mas acho que será preciso fazer uma limpa (no elenco) no verão. Espero que a gente contrate novos jogadores”, disse.
E para ele, nem mesmo uma improvável volta de Sir Alex Ferguson, técnico lendário do United, solucionaria os problemas do time. Até por isso é favorável a dar mais tempo para Amorim no cargo.
“Eu acho que o que está acontecendo agora é o resultado de muitos anos de decisões erradas. Os técnicos recentes (do United) não são o problema. Você não pode colocar a culpa no treinador e trocá-lo, é sempre a mesma coisa. É preciso dar tempo para que um sistema seja criado, seja criada uma atmosfera no clube, para tentar construir algo. Estou com ele (Amorim) no momento, talvez se você me perguntar isso daqui a um ano eu já tenha mudado de ideia (risos). Por enquanto seria bom dar a ele algum tempo para ver o que acontece”.
“Ele é uma lenda absoluta (Sir Alex Ferguson). Espero que ele possa voltar, mas infelizmente acho que não vai acontecer. A verdade é que até mesmo para ele levaria tempo para montar um time com um comportamento vencedor. Nos primeiros anos do Ferguson ele não teve sucesso, levou algumas temporadas. É preciso dar tempo para construir alguma coisa”.
O torcedor do United ainda foi sincero ao dizer o que falaria para para a família Glazer e ainda Sir Jim Ratcliffe, que são os donos do clube de Manchester.
“Eu diria para os Glazers venderem o clube (risos). Espero que o Jim Ratcliffe faça algo, mas colocando os torcedores em primeiro lugar. Ele precisa pensar mais na torcida do que no dinheiro”, disse Frank, citando qual o seu jogador preferido – e o que menos goosta – no atual elenco.
“(Lisando) Martínez é provavelmente o meu jogador preferido nesse momento. Ele se machucou bastante, mas acho que é por conta do jeito que ele desarma, a energia que ele deposita. Eu gosto desse espírito de guerreiro. E alguém que eu gostaria de me livrar, provavelmente, é o (André) Onana. Já tivemos tempo o bastante para avaliá-lo, eu não acho que ele seja a pessoa certa. Ele não passa confiança alguma para o time, espero que ele melhore, mas ele seria um dos primeiros que eu mandaria embora, infelizmente”.
0:46
Torcedor do United que não corta o cabelo há mais de 6 meses revela inspiração na NFL para lançar desafio
Frank Ilett não corta o cabelo desde outubro de 2024, esperando uma sequência de cinco vitórias seguidas do Manchester United
E apesar do pessimismo sobre o possível desfecho do seu desafio, Ilett acredita que um título da Europa League não seria algo inimaginável. Ainda mais com a competição dando uma vaga na fase de grupos da próxima edição da Champions League, algo que o clube dificilmente vai conseguir via Premier League.
“Espero que a gente consiga vencer a Europa League nessa temporada, seria a nossa maior conquista. E seria engraçado estar tão mal nessa temporada e conseguir ir para a Champions League dessa forma (risos). Em termos de Premier League, vai levar alguns anos para sermos campeões. Mas você nunca sabe, alguns times já conseguiram isso, fizeram uma reformulação rápida e voltaram. Mas acho que ainda vai levar um tempinho (para o United voltar a ser campeão)”, disse.
“Claro que eu quero que o Manchester United vença, que volte ao caminho das vitórias o mais rápido possível para eu poder cortar o meu cabelo, na visão como torcedor. Eu não sinto raiva, eu só quero dar umas risadas na verdade. E pensei que fazendo isso poderia levar um pouco de alegria e humor para os torcedores do Manchester United, que estão passando por momentos difíceis assistindo ao time (risos)”, prosseguiu, revelando que já pensa até em um novo desafio assim que o atual terminar.
“Sim, talvez (eu lance um novo desafio). Muitas pessoas me disseram para eu deixar a minha barba crescer, esse tipo de coisa, então talvez eu faça isso. Mas eu tenho muito tempo para pensar no que fazer ou deixar os meus seguidores decidirem. Vou pensar nisso (risos)”.