Não são poucos os casos de atletas que tentaram trocar as quadras pelos gramados e não deram certo. Entre os principais exemplos estão as lendas Falcão e Manoel Tobias. Eleito duas vezes o melhor jogador sub-23 do mundo no futsal, Leozinho não quer ser mais um a fazer parte da lista.
As premiações recebidas em 2019 e 2020 fizeram o atleta nascido em Petrópolis (RJ) ganhar o apelido de “Príncipe do Futsal”. Leozinho estava com a carreira consolidada nas quadras, ajudando o Magnus a conquistar diversos títulos, entre eles a Liga Nacional de Futsal 2020, o Mundial de clubes em 2018 e 2019 e a Supercopa do Brasil em 2020 e 2021. Também era nome frequente em convocações da seleção brasileira.
Até que, em agosto de 2022, Leozinho foi dispensado do Magnus após desentendimento com a comissão técnica. Era um sinal para o ala trocar o certo pelo duvidoso e ir atrás do seu sonho de infância: ser jogador de futebol. A decisão foi anunciada três meses depois e a primeira oportunidade veio em 2023, no modesto Hercílio Luz, de Santa Catarina.
Com três gols marcados na Série D, Leozinho se transferiu para o Ituano em 2024. Apesar de ter sido rebaixado na Série B do Brasileirão, o atacante chamou a atenção até de Neymar ao dar uma carretilha em um jogador do Guarani. O lance deu início a confusão e o ex-atleta de futsal foi advertido com um cartão amarelo.
“Próximo jogo que tiver esse árbitro aí, você faz de novo e olha para ele”, escreveu Neymar nas redes sociais de Leozinho, que respondeu: “Deixa comigo, ídolo”. Foi a ‘benção’ do craque para dar ainda mais coragem a Leozinho no futebol de campo.
O acerto com o Athletico-PR em janeiro de 2025 era a grande oportunidade para Leozinho deslanchar nos gramados. Mas a afirmação não está sendo fácil. Com um gol em nove jogos, o atacante parece que ainda não conquistou a confiança do técnico Maurício Barbieri.
Em março, o treinador rubro-negro mandou um recado depois que Leozinho tentou uma carretilha no fim da partida contra o Guarany-RS, pela 2ª fase da Copa do Brasil, quando o Furacão vencia por 3 a 1.
“A carretilha é um recurso, mas entendo que precisa ser usado para produzir algo, ir para frente, não apenas um malabarismo. Isso permite que o adversário entenda como um menosprezo, uma falta de respeito e essa linha é muito tênue. Para mim não ficou claro. Eu entendi que ele foi para frente, mas não ficou claro se foi recurso ou não. Se entendermos depois que foi um abuso, iremos conversar com Leo. Do contrário segue normal, não vejo problema”, disse Maurício Barbieri na época.
Depois disso, Leozinho perdeu espaço e só atuou por 16 minutos contra o Maringá, nas semifinais do Campeonato Paranaense. Na Série B do Brasileiro, o atacante ainda não foi acionado: ficou no banco na estreia contra o Paysandu e sequer foi relacionado para o jogo contra o Criciúma.
Nesta terça-feira (15), Leozinho espera fazer sua estreia na Série B. A partir das 19h (de Brasília), o Athletico-PR visita o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela terceira rodada, com transmissão ao vivo no Disney+.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A CUIABÁ X ATHLETICO-PR!
Tênis, jogão na NBB e mais!
O futebol não é o único esporte que movimenta o Disney+ nesta terça-feira (15)!
A programação começa logo às 6h (de Brasília) com as primeiras rodadas do ATP 500 de Munique e de Barcelona, além do WTA 500 de Stuttgart.
Além de 10 jogos na NHL e um da MLB, o dia ainda reserva um grande jogo pelo NBB. Em disputa direta pela liderança da primeira fase, Franca e Flamengo se enfrentam no Ginásio Pedrocão, no interior de São Paulo.
VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+