Abel Ferreira parece que ainda não digeriu as críticas recebidas após o vice-campeonato paulista e desabafou depois da vitória do Palmeiras sobre o Internacional, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (16), no Estádio Beira-Rio, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Contratado em outubro de 2020, Abel Ferreira tem 10 títulos e é, ao lado de Oswaldo Brandão, o treinador mais vencedor da história do Palmeiras. Mas isso não impede que o português seja alvo de críticas, como aconteceu após a derrota na final do Campeonato Paulista para o Corinthians.
“Há um dano colateral muito grande, as pessoas colocam as expectativas todas em cima da sua mão e estão à espera que eu ganhe sempre, todos os anos, a quantidade de títulos. Nem Guardiola ganha, nem o Ancelotti ganha, que são os dois melhores treinadores do mundo. Se eles não ganham, eu também não vou ganhar. Parece que o Palmeiras e o Abel têm que ganhar todos os jogos, ganhar todos os títulos, todas as competições”, disse.
“Eu ando com essa medalha comigo, essa medalha da final anda comigo, vai comigo por todo o lado. Muitas vezes não é só aqui no Brasil, é em Brasil, em Portugal, há uma mentalidade de ‘perdemos o primeiro lugar’. Eu penso diferente. Eu ganhei o segundo o lugar. Mas, infelizmente, em função de onde estamos, as pessoas dizem que eu perdi o primeiro lugar. Eu sei o quanto me custou mais uma vez estar na final, e você vai ganhar e vai perder, mas há um dano colateral. Quando você perde, todos criticam, é porque joga mal, porque não joga bem, isso é o dano colateral quando você é bom jogador, ganha títulos”, desabafou o treinador.
A resposta de Abel Ferreira veio em campo. Depois do vice-campeonato paulista, o Palmeiras não perdeu mais. A vitória sobre o Internacional foi a quinta seguida e aumentou a invencibilidade alviverde para sete partidas.
Os resultados deixaram o Verdão na vice-liderança do Brasileirão após a quarta rodada, com os mesmos 10 pontos do Flamengo, e na liderança isolada do Grupo G da CONMEBOL Libertadores.