Do bate-boca a sarro com coxinha diet: o elo de amizade de Ceni com Gabigol

O confronto entre Cruzeiro e Bahia às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (17), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, proporcionará um reencontro especial: pelo time mineiro, o atacante Gabigol; pela equipe tricolor, o treinador Rogério Ceni. Os dois trabalharam juntos no Flamengo e possuem um elo de amizade. Mas nem sempre foi assim — eles já enfrentaram algumas polêmicas no passado.

A diferença de idade é de 24 anos. Quando Gabi, hoje com 28 anos, ainda atuava no Santos, Ceni, agora de 52, era goleiro do São Paulo. A rivalidade paulista fez com que se desentendessem.

“Gabriel já me deu dor de cabeça, ele como garoto e eu como mais velho, mas agora quero que dê dor de cabeça aos outros e não para mim”, disse Ceni, à TV do Flamengo, em 2020, quando estava chegando ao clube como técnico.

“É um menino extremamente talentoso. Quem faz muitos gols abre mão da parte tática, então encho bastante o saco dele, cobro bastante. Lembro de uma vez, ele com 17 anos, no Morumbi, que ele reclamou que eu falava demais. Falou que eu apitava o jogo. E eu brinquei que, se deixasse, eu apitaria”, relembrou.

A relação dos dois no Flamengo também nem sempre foi 100% amistosa. Houve episódios de desentendimento.

No início de 2021, ao ser substituído em uma partida contra o Athletico-PR, Gabigol discutiu com Ceni. Os dois foram vistos gesticulando. Em outra ocasião, em uma derrota para o Ceará, o atacante foi reserva e ficou de chinelos e camisa de treino no banco.

Apesar disso, Gabi chegou a ser capitão na equipe de Ceni. O atleta foi destaque em uma goleada por 4 a 1 sobre o Volta Redonda, em maio, que garantiu vaga na final do Campeonato Carioca daquele ano, e foi exaltado pelo técnico.

“Trabalho com ele todos os dias, ele gosta de trabalhar finalização. Às vezes, trabalho com ele 10, 15, 20 finalizações depois do treino, porque ele já tem esse talento e aprimorando, repetindo, é a melhor maneira de evoluir. Onde ele vai chegar? É onde ele estiver disposto a se entregar”, disse.

“Ele está em um lugar fantástico e pode progredir cada vez mais, com mais gols, mais história, mais títulos. Vai depender dele. Gostei dele como capitão do time, apesar de jovem, mostrou uma seriedade, uma postura bacana”, completou.

Quando foi substituído, Gabigol brincou com o treinador, como se estivesse reclamando de ser substituído. Na coletiva, Ceni brincou novamente com o camisa 9 e ainda falou sobre sua atuação como capitão.

“Como ele gosta de reclamar todos os dias, em um bom sentido, eu fiquei feliz. Acho que ele se sentiu ainda mais importante com a braçadeira de capitão, fez os gols. Ele está sempre querendo jogar. É jovem, 24 anos. Hoje, resolvemos poupar um pouquinho e dar um treinamento para os mais experientes”, declarou.

“O Gabi tem uma sede de jogo e, hoje, teve uma postura diferente de jogo com a faixa de capitão. Isso foi o mais importante”, declarou.

Coxinha diet

A relação criada no Rubro-Negro se manteve após tomarem rumos diferentes. Em 2023, no Bola da Vez, da ESPN, já com Ceni fora do Flamengo, Gabigol — ao lado de Filipe Luís, Léo Pereira, Rodrigo Caio e Arrascaeta — enviou um vídeo pedindo para o goleiro contar qual foi a melhor coxinha que já comeu no Rio de Janeiro. O questionamento, claro, era uma “resenha”.

“Gabigol dizia que eu comia muita coxinha e fiquei gordo. Mas é mentira. A coxinha era diet, o pessoal cuidava bem da gente, era diet”, contou Ceni, brincando.

“Eles são diferentes, de um nível técnico de concentração… o próprio Arão, Diego, Gerson, Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Pedro. Eles tiravam o sarro, eu preparava tudo, falava, dissecava… eles falavam ‘é o Ibis de Munique?’. Eles tinham tanta confiança na vitória, foi um dos trabalhos que, com o Arão na zaga, Diego de primeiro volante, Rodrigo Caio que era volante de natureza… Diego, Gerson, Everton, Arrascaeta, Bruno e Gabi, não lembro de um Flamengo tão ofensivo”, relembrou, elogiando o elenco com o qual trabalhou e foi campeão do Brasileirão de 2020, da Supercopa do Brasil de 2021 e do Campeonato Carioca de 2021.

Resta saber agora, em lados opostos e longe do Flamengo, quem vai levar a melhor no duelo.

Próximos jogos do Cruzeiro:

More From Author

Ramón demitido? Corinthians tem reunião e mira dois ex-seleção

A pergunta que deixou Zubeldía furioso e terminou em bate-boca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *