O para muitos melhor campeonato do mundo tem a chance de conhecer o mais novo campeão neste domingo (20). Disparado na liderança, o Liverpool está em contagem regressiva para erguer o troféu da Premier League, em um cenário que todo torcedor sabe de cor.
Para o time de Mohamed Salah ganhar o título neste fim de semana, só há um cenário: derrota do Arsenal para o Ipswich e depois vitória dos Reds sobre o Leicester City, logo na sequência. Os dois jogos, assim como o restante da rodada 33, terão transmissão ao vivo do Disney+.
(Conteúdo oferecido por Novibet, Claro, Ford e C6Bank)
Embora seja difícil imaginar que o Arsenal perderá para o virtual rebaixado Ipswich, todos em Liverpool têm a consciência de que o título é uma questão de tempo, assim como é a entrada do clube no topo do ranking dos maiores campeões ingleses.
O Manchester United é quem lidera a lista. Somadas as épocas da Football League (1888 até 1892), da First Division (1892 até 1992) e da Premier League (1992 até hoje), o time de Old Trafford tem 20 conquistas, a última delas em 2012/13.
O Liverpool aparece na sequência, com 19, e vai igualar o United assim que colocar as mãos no caneco da atual temporada. Arsenal, com 13, e Manchester City, com 10, aparecem na sequência.
E quem são os maiores campeões de cada grande liga do mundo? O ESPN.com.br lista abaixo os líderes de dez campeonatos de destaque, na Europa e na América do Sul.
Veja os líderes em títulos nacionais em 10 ligas:
Cabe ao clube mais poderoso liderar o ranking de títulos alemães. O Bayern de Munique soma 33 troféus, entre a era antiga e a Bundesliga, mas tem tudo para chegar aos 34 nesta temporada, pois lidera a corrida pelo título contra o Bayer Leverkusen.
A disputa é grande entre os dois times mais tradicionais da Argentina, mas o River Plate se aproveita de uma época mais bem sucedida. São 38 canecos para o time de Marcelo Gallardo contra 35 do Boca Juniors.
No futebol verde e amarelo, a dianteira é do Palmeiras, seja na era do Campeonato Brasileiro (de 1971 até aqui, com oito canecos) ou no geral, desde que a CBF unificou também Torneio dos Campeões, Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa.
Em LALIGA, é difícil competir. O topo do ranking é do Real Madrid, campeão espanhol em 36 ocasiões. A meta é tentar adicionar um novo troféu à prateleira, mas o Barcelona aparece favorito para ganhar pela 28ª vez.
É, ao lado do Brasileirão, a liga mais equilibrada em termos de times que já foram campeões. Tanto que o maior é o PSG: fundado em 1970, o clube tem 13 títulos, o último justamente nesta temporada, sob o comando de Luis Enrique.
Mesmo sem ganhar a Premier League desde 2012/13, o United segue como o principal campeão da Inglaterra. Em breve, porém, terá a companhia do Liverpool, principal rival e que também chegará aos 20 troféus.
O Ajax, time que revelou ninguém menos que Johan Cruyff, soma 36 títulos do Campeonato Holandês, em uma conta que ficará desatualizada em breve. São nove pontos de vantagem para o PSV, faltando cinco rodadas em disputa.
Inter de Milão e Napoli são os postulantes ao título do Campeonato Italiano nesta temporada, mas ninguém chega perto da Juventus. A equipe alvinegra já ganhou 36 vezes a Serie A, sem contar os dois revogados na Justiça.
Na disputa entre os times mais ganhadores de Portugal, é o Benfica quem leva a melhor: são 38 títulos do campeonato nacional, o que o coloca acima de Porto, com 30, e Sporting, bem mais atrás, com 20.
A maior disparidade entre as ligas de países campeões do mundo. O Peñarol foi campeão uruguaio em 52 oportunidades, enquanto o Nacional-URU aparece pouco atrás, com 49. Depois, quem mais se aproxima tem somente quatro títulos (Danubio, Defensor e River Plate).