Barcelona vence Real Madrid em jogão e é campeão da Copa do Rei

Em uma final simplesmente alucinante, o Barcelona venceu o Real Madrid por 3 a 2, neste sábado (26), no estádio La Cartuja, em Sevilha, e se consagrou campeão da Copa do Rei!

A partida foi fantástica, com o clássico terminando empatado por 2 a 2 no tempo regulamentar e indo para a prorrogação.

Os gols foram de Pedri e Ferran Torres, para os blaugranas, e Mbappé e Tchouaméni, para os merengues.

No tempo extra, a partida se encaminhava para os pênaltis quando o Madrid cometeu um erro fatal na saída de bola e permitiu ao lateral Koundé fazer o gol da vitória – e do título.

Esse é o 33º título do Barça na Copa do Rei. O clube catalão é quem mais possui taças do certame.

Na temporada 2024/25, os comandados de Hansi Flick também foram campeões da Supercopa da Espanha – e em cima dos próprios merengues.

Vale lembrar que o Barça ainda pode colocar mais taças no armário na temporada, já que é o líder de LALIGA e está na semifinal da Champions League.

Ao Real Madrid, por outro lado, resta tentar “roubar” o Campeonato Espanhol dos culés, já que a equipe de Carlo Ancelotti foi eliminada da Liga dos Campeões.

O jogo

1º tempo de domínio blaugana

Em campo, a partida começou com o Real bastante nervoso, errando passes e permitindo chegadas rápidas do Barcelona pelas pontas.

Nos primeiros 15 minutos, os culés geraram duas boas oportunidades em lances pelos lados com Lamine Yamal e Raphinha, mas a zaga merengue conseguiu salvar.

O Barça seguiu em cima, e Lamine ficou a centímetros de marcar aos 19: ele bateu rasteiro de fora da área e viu a bola roçar a trave adversária.

A pressão só aumentava, e Koundé obrigou Courtois a fazer uma defesaça aos 21 após acertar bonita cabeçada em cruzamento de Raphinha.

Estava claro que o gol barcelonista era questão de tempo, e ele veio aos 29: Yamal rolou para a meia-lua e Pedri chegou acertando um chute maravilhoso na gaveta merengue.

GOLAÇO!!!

Depois disso, o Real tentou colocar a cabeça no lugar e até melhorou um pouco, mas seguiu sem se encontrar.

Em uma das raras chegadas dos blancos ao ataque, Bellingham até chegou a balançar as redes e empatar. No entanto, o lance foi anulado por impedimento claríssimo.

No último grande momento da etapa inicial, o árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea chegou a marcar um pênalti em cima de Vinicius Jr. aos 47 minutos.

Porém, a penalidade acabou anulada porque o brasileiro estava impedido na origem do lance ao receber lançamento antes de arrancar para a área.

O domínio culé, porém, ficou evidente nos números: 63,4% de posse de bola e 9 finalizações (4 certas), contra apenas 1 chute do adversário.

Mbappé muda o jogo no 2º tempo

Após o intervalo, Carlo Ancelotti mexeu de imediato no Madrid: saiu Rodrygo e entrou Mbappé para tentar ampliar o poderio ofensivo dos blancos.

No entanto, quem começou atacando foi o Barcelona: aos 3, Raphinha soltou um foguete de fora da área e testou Courtois, que agarrou sem dar rebote.

O Real respondeu na sequência: Vinicius Jr. invadiu a área e finalizou duas vezes, fazendo Szczesny trabalhar pela primeira vez no jogo com boas defesas.

O lance animou os merengues, que tiveram outra boa oportunidade com Mbappé pouco depois: ele pedalou para cima de Cubarsí na área e chutou em cima de Szczesny.

Ancelotti, então, resolveu ir para o all in: sacou Ceballos e Lucas Vázquez e colocou Arda Güler e Modric, mandando Valverde para a lateral-direita.

A pressão madrileña ficou ainda maior, e o time da capital passou a criar diversas oportunidades claras de empatar. A zaga do Barça, por sua vez, se segurava como podia.

Aos 24 minutos, porém, os blaugranas nada puderam fazer: em cobrança de falta, Mbappé soltou um foguete cheio de curva, a bola foi no pé da trave e morreu no fundo das redes.

Urro da torcida do Madrid na arquibancada, placar empatado e muita emoção em campo!

O Real foi para cima com tudo, e a virada quase veio aos 28: Vini Jr. arrancou pela esquerda, invadiu a área e tentou o toque para Mbappé completar, mas a zaga salvou.

E, assim como na hora do domínio do Barcelona no 1º tempo, estava claro que a virada do Madrid era questão de tempo.

Ela veio aos 32, em cobrança de escanteio perfeita de Arda Güler: em boa movimentação, Tchouaméni subiu nas costas de Koundé e testou firme para dentro.

O Barça, então, partiu para cima em busca da igualdade, e ela quase veio aos 36, em lindo chute colocado de Lamine Yamal, que Courtois salvou com defesaça.

Mas o goleiro belga ficou vendido logo no lance seguinte: Ferran Torres recebeu de Yamal, tirou Rüdiger e Courtois da jogada e só rolou para o gol vazio.

Empate e loucura total em La Cartuja! Tudo podia acontecer!

O tempo foi passando e, quando parecia que a partida iria para a prorrogação, o árbitro marcou pênalti de Asencio em cima de Raphinha.

Mas o VAR chamou, e o juiz reconsiderou sua decisão, apontando simulação, dando cartão amarelo ao brasileiro e anulando a penalidade.

Prorrogação nervosa

O tempo extra foi marcado pelo nervosismo dos dois lados, que queriam evitar ao máximo tomar um gol.

O cansaço das duas equipes também era evidente, e os técnicos foram tendo que tirar estrelas como Pedri e Vinicius Jr. de campo.

A primeira boa chance da prorrogação só foi sair aos 13 do 1º tempo: Raphinha acionou Ferran Torres, que bateu cruzado e tirou tinta da trave.

Já a 2ª etapa começou com o Barcelona martelando logo no início: Fermín López arrancou para a área e tinha tudo para marcar, mas escorregou e chutou por cima.

Ancelotti reagiu na sequência: tirou o zagueiro Rüdiger e colocou Endrick, mais uma vez apostando no tudo-ou-nada.

E deu em nada…

Aos 10 minutos do 2º tempo, Modric errou passe, Koundé roubou perto da meia-lua e bateu no cantinho de Courtois, que não teve chance de defesa.

Barcelona campeão da Copa do Rei!

Próximos jogos do Barcelona

Próximos jogos do Real Madrid

More From Author

Com show de Alan Patrick, Inter vence Juventude de virada no Brasileirão

Casagrande detona Dudu e o chama de ‘mimado’ após polêmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *