Nesta terça-feira (6), o Corinthians recebe o América de Cali, às 21h30 (de Brasília), pela 4ª rodada da fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana. A partida terá transmissão ao vivo no Disney+.
E no que depender do retrospecto de Dorival Júnior em competições sul-americanas, o torcedor alvinegro tem motivos para se animar em busca de uma vitória, fundamental para recuperar a equipe que somou quatro pontos nas três primeiras rodadas. Dorival não sabe o que é perder um jogo de competição continental como mandante desde 2010.
Então técnico do Santos, Dorival foi derrotado pelo Avaí, por 3 a 1, na Vila Belmiro, pela segunda fase da Sul-Americana, disputada à época em um formato diferente, sem fase de grupos. Desde então, o treinador dirigiu sete times diferentes e acumula 21 partidas sem perder como mandante: são 18 vitórias e três empates.
O incrível aproveitamento de 90,4% também inclui uma sequência em andamento de 14 vitórias consecutivas do treinador como mandante. A última vez que um time de Dorival não venceu um jogo sul-americano como mandante foi nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores de 2012, quando era treinador do Internacional e empatou em 0 a 0 com o Fluminense no Beira-Rio.
O retrospecto de agora comandante do Corinthians em competições sul-americanas também impressiona. A derrota para o Avaí é a única que o treinador tem jogando em casa nos torneios continentais.
Na Sul-Americana, Dorival tem um empate dirigindo o Figueirense, em 2004, uma vitória com o Cruzeiro, em 2007, a derrota pelo Santos, uma vitória e um empate com o Atlético-MG, em 2010, três vitórias com o Ceará, em 2022, e quatro vitórias com o São Paulo, em 2023 – pelo Tricolor, porém, ele foi eliminado nos pênaltis para a LDU no Morumbis.
Na Libertadores, foram três vitórias e dois empates dirigindo o Inter em 2012, três vitórias com o Santos em 2017, uma vitória com o Athletico-PR em 2020 e três vitórias com o Flamengo em 2022, quando ele foi campeão.
O Corinthians ocupa a terceira posição do grupo C, com quatro pontos. O Huracán, com sete, lidera e o América de Cali, com cinco, vem na segunda posição. O Racing Montevideo tem três derrotas em três jogos e nenhum ponto somado.