Os 14 clubes envolvidos nas disputas de CONMEBOL Libertadores e Sul-Americana fazem nesta semana o penúltimo jogo da fase de grupos. Dois deles (o classificado Palmeiras e o eliminado Cruzeiro) já têm destinos selados e podem ganhar companhia nos próximos dias.
São Paulo, Fortaleza, Bahia, Grêmio e Fluminense jogam para sacramentar suas classificações ao mata-mata (no caso da dupla da Sul-Americana, ainda para os playoffs). Mas chama atenção que outros quatro correm risco de eliminação prematura, entre eles Flamengo, Corinthians e Botafogo, atual campeão da Libertadores.
Abaixo, o ESPN.com.br mostra as contas e o cenário que acaba com eliminação dos três gigantes brasileiros e também do Vitória, outra equipe ameaçada de dar adeus ao calendário continental em 2025.
GRUPO A
-
Estudiantes: 9
-
Universidade de Chile: 7
-
Botafogo: 6
-
Carabobo: 1
O Botafogo chega à penúltima rodada fora da zona de classificação. Ainda que só dependa de si para ir às oitavas de final, o time carioca tem chance de acabar a quarta-feira (14) eliminado.
Para que isso aconteça, o Fogão teria que perder do Estudiantes no Nilton Santos e ser prejudicado por uma vitória da Universidad de Chile, que joga terça (13), contra o Carabobo, em Santiago.
Dessa maneira, Estudiantes e La U pulariam para 12 e 10 pontos, respectivamente, e deixariam o Botafogo com apenas seis, uma distância impossível de ser alcançada com apenas uma rodada.
GRUPO C
-
LDU: 8
-
Central Córdoba: 8
-
Flamengo: 5
-
Deportivo Táchira: 0
A situação do Flamengo é semelhante a do Botafogo, de chegar às rodadas finais fora da zona de classificação às oitavas. A diferença é que os rubro-negros não dependem apenas de seus resultados para passar de fase.
O risco de eliminação na quinta-feira (15) é difícil, mas existe. Para isso, o Central Córdoba precisa vencer o Deportivo Táchira e a LDU fazer o mesmo contra o Flamengo no Maracanã. Assim, equatorianos e argentinos ficarão com 11 pontos, contra cinco dos brasileiros.
Existe outra possibilidade: derrota flamenguista para a LDU e empate do Córdoba contra o Táchira. Neste cenário, o grupo teria o clube de Quito em primeiro lugar, com 11 pontos, os argentinos em segundo, com nove, e o Rubro-Negro em terceiro, com cinco.
GRUPO C
-
Huracán: 10
-
América de Cali: 6
-
Corinthians: 5
-
Racing-URU: 0
O Corinthians desperdiçou todos os seus três jogos em casa e agora decidirá sua vida na Sul-Americana longe da Neo Química Arena, em uma missão que parece bastante complicada.
O primeiro desafio é quinta-feira, contra o Racing. Se perder em Montevidéu e o América de Cali superar o Huracán na Colômbia, o Timão estará eliminado com uma rodada de antecedência.
Essa combinação de resultados deixaria os argentinos com dez pontos, os colombianos com nove e os brasileiros atrás, com só cinco, sem nenhuma chance de mudar o cenário no jogo final.
GRUPO B
-
Universidad de Quito: 10
-
Cerro Largo: 4
-
Vitória: 3
-
Defensa y Justicia: 3
O outro clube brasileiro que também corre risco de eliminação nesta semana é o Vitória, que vai ao Centenario, em Montevidéu, para enfrentar o Cerro Largo, na quarta-feira.
Aqui, é apenas um cenário que desfavorece os baianos: derrota na capital uruguaia. Assim, o Cerro subiria para sete pontos e deixaria o Vitória com três, sem qualquer chance de mudar de posição.