A vitória por 2 a 0 sobre a LDU, nesta quinta-feira (15), no Maracanã, deixou o Flamengo em situação mais confortável e, por que não dizer, bem mais perto de confirmar a classificação à fase final da CONMEBOL Libertadores.
Agora, o time de Filipe Luís desbancou a própria LDU e assumiu o segundo lugar do Grupo C. Ambos os times estão empatados com oito pontos, mas o Rubro-Negro tem vantagem no saldo de gols (dois contra um).
Isso dá ao Flamengo um conforto para a última rodada da fase classificatória, marcada para a última semana de maio. O time brasileiro recebe o Deportivo Táchira, lanterna sem nenhum ponto, enquanto a LDU enfrenta o Central Córdoba, líder da chave, com 11.
Para se classificar sem depender de nenhum resultado, basta ao Flamengo vencer o Táchira. Assim, sobe aos 11 pontos e garantirá no mínimo o segundo lugar do grupo, independentemente do que aconteça em Quito.
A disputa pela liderança da chave vai depender do saldo de gols. Por isso, quanto maior o placar contra o Táchira, maior a chance de ser o primeiro do grupo.
O Flamengo ainda tem a chance de passar de fase com um empate. Isso aconteceria em duas circunstâncias: vitória ou empate do Central Córdoba contra a LDU. Nos dois cenários, quem estaria eliminado é o time equatoriano.