Nesta quinta-feira (15) teve fim a penúltima rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. E oito clubes já estão classificados às oitavas de final da competição continental, incluindo dois brasileiros.
No Grupo G, o Palmeiras, já estava classificado, mas a vitória sobre o Bolívar no Allianz Parque garantiu a melhor campanha geral ao clube nesta quinta.
Já o São Paulo, no Grupo D, se garantiu junto do Libertad na fase de mata-mata da competição com o empate por 1 a 1 no Morumbis.
O Grupo H é o único que já tem os dois classificados definidos: Vélez Sarsfield e Peñarol, que venceram os seus respectivos jogos nesta quinta rodada.
No grupo do Fortaleza (E), o único garantido no mata-mata é o Racing, que goleou o Colo-Colo por 4 a 0 e ficou com a vaga nas oitavas.
Assim como o Atlético Nacional, que derrotou o Bahia na Colômbia e também avançou.
Com uma goleada por 6 a 2 sobre o Independiente del Valle, no Monumental, o River Plate foi mais uma a se garantir nas oitavas, no Grupo B.
Quem ainda sonha com vaga nas oitavas
A última e decisiva rodada, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de maio, ainda tem 15 times brigando pelas oito vagas restantes às oitavas de final.
No Grupo A, que ainda não tem nenhum clube classificado, Universidad de Chile, Estudiantes e Botafogo brigarão por duas vagas. O Carabobo, lanterna, é o único fora desta disputa e que já está eliminado.
Já no Grupo B, do River Plate, a briga pela última vaga restante fica entre Universitario, Del Valle e Barcelona-EQU.
No Grupo C, do Flamengo, o Rubro-Negro disputará uma das duas vagas com Central Córdoba e LDU. O Deportivo Táchira já está eliminado.
Na chave do Fortaleza, o Laion briga pela última vaga em disputa com o Bucaramanga.
No F, Internacional e Bahia farão uma “final” para definirem que avança às oitavas ao lado do Atlético Nacional.
Por último, no Grupo G, Cerro Porteño e Sporting Cristal brigam pela única vaga restante, já que o Palmeiras está garantido.