Contas da Libertadores: o que Flamengo, Botafogo e São Paulo precisam

Seis dos sete times brasileiros vão à última rodada da CONMEBOL Libertadores precisando de algum resultado para confirmar a classificação às oitavas de final ou a liderança dos grupos. A única exceção é o Palmeiras, dono da melhor campanha geral e líder da chave com 100% de aproveitamento.

Mas o que cada um terá que fazer para fechar a fase classificatória em grande estilo? O ESPN.com.br explica abaixo a situação de todos os brasileiros.

Grupo A:

  1. Universidad de Chile – 10

  2. Estudiantes – 9

  3. Botafogo – 9

  4. Carabobo – 1

O Botafogo precisa de “apenas” uma vitória contra a Universidad de Chile, no Nilton Santos, para se garantir nas oitavas de final sem depender de mais nada.

Se o objetivo for a liderança do grupo, será preciso não só vencer, como também torcer para o Estudiantes sofrer um tropeço improvável contra o lanterna Carabobo.

Caso ambos vençam, a disputa pelo primeiro lugar será no saldo de gols, que hoje favorece os argentinos: 4 a 2.

Grupo C:

  1. Central Córdoba – 11

  2. Flamengo – 8

  3. LDU – 8

  4. Deportivo Táchira – 0

Agora em segundo lugar no grupo, o Flamengo chega em situação mais confortável para a rodada que fecha a fase de grupos. Uma vitória sobre o Deportivo Táchira, no Maracanã, coloca o time de Filipe Luís na próxima fase.

Ainda existe a chance de ser líder, mas isso vai depender de uma vitória da LDU sobre o Central Córdoba, em Quito, desde que a diferença não seja maior do que a do triunfo rubro-negro sobre os venezuelanos.

Grupo D:

  1. São Paulo – 11

  2. Libertad – 8

  3. Talleres – 4

  4. Alianza Lima – 4

O São Paulo está classificado com antecedência, mas ainda precisa garantir a liderança da chave. Para que isso aconteça, basta vencer ou empatar com o Talleres no Morumbis.

Caso seja surpreendido e perca dos argentinos em casa, o Tricolor terá que secar o Libertad contra o Alianza Lima.

Grupo E:

  1. Racing – 10

  2. Fortaleza – 8

  3. Atlético Bucaramanga – 6

  4. Colo-Colo – 2

Mesmo com o tropeço desta semana, o Fortaleza ainda depende de suas próprias forças para se classificar. O problema é que enfrenta justamente o líder da chave, o Racing, em Avellaneda.

Vitória ou empate na Argentina carimbam o passaporte do Leão para as oitavas de final. Um triunfo, aliás, confirma a classificação em primeiro lugar. Se perder, terá que torcer para que o Atlético Bucaramanga no máximo empate com o Colo-Colo, em Santiago.

Grupo F:

  1. Atlético Nacional – 9

  2. Internacional – 8

  3. Bahia – 7

  4. Nacional – 4

O único grupo em que brasileiros disputarão uma vaga na próxima fase (e é impossível que ambos avancem juntos).

Ao Internacional, basta empatar contra o Bahia, em Porto Alegre, para confirmar a classificação. Se a meta for acabar em primeiro lugar, é preciso vencer e torcer para que o Atlético Nacional tropece contra o Nacional-URU.

O Bahia, por sua vez, só tem o triunfo a seu favor. Se ganhar no Beira-Rio, o time de Rogério Ceni ultrapassa o Inter e confirma a classificação ao menos em segundo lugar. Se o Atlético Nacional perder, ainda pode sonhar com a liderança.

More From Author

Rodada da Libertadores termina com 8 classificados para as oitavas; veja todos

Murray tem melhor partida na série, Nuggets batem o Thunder e forçam o Jogo 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *