Clubes da Liga Forte União assinam manifesto de cobranças à CBF

Atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Samir Xaud será aclamado o novo mandatário da CBF na eleição do próximo domingo (25). E o cartola vai chegar sob pressão dos clubes.

O cartola inscreveu sua chapa no último sábado (18), no Rio de Janeiro, e será candidato único no pleito. O atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, desistiu de concorrer ao cargo depois de não conseguir apoio suficiente das Federações Estaduais.

Reinaldo Carneiro Bastos, porém, era o preferido dos clubes. No último sábado (17), 39 clubes das Séries A e B, todos membros das duas ligas do futebol nacional (Libra e LFU), se reuniram para discutir o processo eleitoral da CBF. Após o encontro, 32 times assinaram um documento unificado de apoio à candidatura do atual presidente da FPF.

Além do Palmeiras, que não participou da reunião, os clubes que não assinaram o documento foram: Botafogo, Grêmio, Vasco, Athletic, Paysandu, Remo e Volta Redonda.

Nesta segunda-feira (19), a Liga Forte União (LFU) divulgou um manifesto assinado pelos clubes com cobranças à CBF. As pautas colocadas como prioridade foram:

  • Alteração do processo eleitoral, especialmente no que se refere ao peso dos votos

  • Obrigatoriedade da participação dos clubes em todas as assembleias gerais da CBF

  • Compromisso de criação da Liga e reconhecimento de que as propriedades comerciais das Séries A e B pertencem aos clubes

  • Alteração das regras de governança, dando efetivamente poder executivo à Comissão Nacional de Clubes

  • Profissionalização da arbitragem garantindo dedicação exclusiva dos árbitros das séries A e B, e investimento em treinamento permanente

  • O calendário do ciclo 2026-2030 precisa ser aprovado por Libra e LFU em conjunto com CBF

  • Fomento e apoio financeiro especialmente direcionado às Séries B, C e D assim como ao Futebol Feminino

  • Estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro

Os clubes que formam a Liga Forte União são: Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco na Série A; Amazonas, América-MG, Athletic, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário e Vila Nova na Série B do Brasileirão; CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Ponte Preta e Tombense na Série C.

More From Author

Fluminense anuncia saída de Renato Augusto

Casemiro é mais um nome na pré-lista de Ancelotti para a seleção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *