Os donos da NFL aprovaram uma proposta para que os jogadores da liga disputem o flag football nas Olimpíadas de 2028. A modalidade fará a sua estreia em Los Angeles.
Nesta terça-feira (20), a votação, durante reunião da liga de primavera em Minneapolis, foi unânime, disse uma fonte a Jeremy Fowler, da ESPN. A resolução precisava ser aprovada por pelo menos 24 dos 32 donos das franquias da NFL.
“É uma honra incrível para qualquer atleta representar seu país nas Olimpíadas, que é o auge do esporte global”, disse o comissário da NFL, Roger Goodell, em comunicado.
“Sei que, em primeira mão, a inclusão do flag football nas Olimpíadas gerou um enorme entusiasmo entre os jogadores da NFL interessados na chance de competir por seu país no cenário mundial. Estamos entusiasmados por eles agora terem essa chance.”
A liga ainda precisa negociar com a Associação de Jogadores da NFL, autoridades olímpicas e órgãos governamentais nacionais sobre os detalhes para permitir de forma definitiva a participação dos jogadores nos Jogos.
“Os jogadores nos expressaram um grande desejo pela honra de competir nas Olimpíadas e estamos entusiasmados que nossos membros poderão representar seu país no mais alto cenário internacional”, disse o diretor executivo da NFL Players Association, Lloyd Howell Jr., em um comunicado.
“Estamos ansiosos para trabalhar com a liga, a IFAF e as autoridades olímpicas nos termos de sua participação para garantir que os jogadores que competem o façam com proteção à sua saúde, segurança e trabalho”.
A resolução sobre a participação na modalidade olímpica é um dos vários itens que deverão ser votados esta semana. Os proprietários também votarão na proposta do Green Bay Packers de proibir o polêmico push play e na proposta do Detroit Lions de redistribuir times dos playoffs com base no recorde da temporada regular, mas fontes disseram a Adam Schefter da ESPN que esses votos não são esperados até quarta-feira (21).
A resolução do flag football estabelece regras e uma estrutura básica sobre como a NFL espera ver o processo funcionar, sujeito a negociações com a NFLPA e entidades relacionadas às Olimpíadas. Eles incluem:
-
Permissão para qualquer jogador sob contrato da NFL participar de testes
-
Um limite de um jogador por time da NFL em cada seleção nacional participante
-
Permitir, além disso, que um jogador internacional designado por uma equipe jogue pelo seu país de origem
-
A compra de apólices de seguro para toda a liga para fornecer proteção contra lesões a qualquer jogador lesionado durante a participação em uma atividade autorizada de flag football relacionada às Olimpíadas
-
Um crédito de teto salarial para qualquer jogador lesionado
-
Uma expectativa de que as equipes de flag football estabeleçam equipes médicas e campos que cumpram os padrões mínimos da NFL
-
Um cronograma que “não entre em conflito injustificado com a liga e os compromissos do clube de um jogador da NFL”.
Roger Goodell, o proprietário do Dallas Cowboys, Jerry Jones, e outros dirigentes importantes da liga deixaram claro seu apoio à participação nas Olimpíadas durante seus encontros mais recentes em Palm Beach, Flórida, em abril.
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles estão programados para acontecer entre 14 a 30 de julho de 2028. Os jogadores da NFL normalmente ficam de folga durante a maior parte desse período. Na pior das hipóteses, os participantes do flag football perderiam o início do training camp.