Chegou a hora da verdade na Premier League! Se o campeão (Liverpool) e os três rebaixados (Leicester City, Ipswich e Southampton) estão definidos há tempos, a briga neste domingo (25) será pelas vagas que restam nas competições europeias da próxima temporada.
Estão abertas três vagas para a Champions League, uma para a Europa League e outra para a Conference League, em uma briga que reúne cinco times: Manchester City, Newcastle, Chelsea, Aston Villa e Nottingham Forest.
Como existem cinco lugares para cinco equipes diferentes, é certo que nenhum sairá de mãos abanando neste domingo (25), dia da última rodada da Premier League, com todos os jogos marcados para 12h (de Brasília). Mas é lógico que, por relevância e dinheiro, o desejo é disputar a Champions.
Quem chega em melhores condições? E quem precisará de uma combinação difícil de resultados? O ESPN.com.br fez as contas de cada time na derradeira final, que terá transmissão ao vivo do Disney+, e mostra abaixo.
A situação do City é a mais confortável de todos na tabela. O time de Pep Guardiola visita o Fulham, em Londres, e precisa de “só” um empate para confirmar a classificação sem depender do resultado de ninguém.
Caso perca, o segundo maior campeão da “Era Premier League” terá que torcer para que ao menos dois concorrentes não vençam seus respectivos jogos.
Campeão da Copa da Liga Inglesa, o time dos brasileiros Joelinton e Bruno Guimarães tem uma vaga garantida na próxima Conference League. Mas, contra o Everton, em casa, o time depende apenas de uma vitória para ir à Liga dos Campeões diretamente.
Em caso de outros resultados, o Newcastle terá que torcer. Se empatar, o Aston Villa não pode vencer seu jogo ou Chelsea e Forest precisam empatar o duelo direto. Caso perca, o Villa terá que ser derrotado para o Manchester United fora de casa.
De olho também na final da Conference contra o Betis, o Chelsea depende apenas de si para se garantir na Champions, mas é um dos times que também tem uma das missões mais difíceis em duelo direto fora de casa contra o Forest.
Vencendo o jogo, os Blues se classificam independentemente dos outros resultados. Em caso de empate, a torcida será para que o Villa não vença ou o Newcastle perca. Uma derrota é um cenário mais duro, com a equipe azul dependendo de uma derrota por três ou mais gols dos Magpies contra o Everton e também do revés do Aston Villa em Old Trafford.
Presente na Liga dos Campeões da atual temporada, o Villa teve arrancada na segunda metade da Premier League para entrar na briga pela vaga para a próxima edição, mas começa a última rodada fora da zona de classificação.
Se vencer fora de casa, a equipe de Unai Emery só precisa torcer para Newcastle ou Chelsea ao menos empatarem ou o City perder. Um empate faz com que o time de Birmingham torça por uma derrota dos Magpies em sua casa. A derrota não interessa aos comandados de Unai Emery.
Uma das grandes sensações da temporada na Inglaterra, o Forest corre sérios riscos de ficar de fora da Liga dos Campeões graças a uma sequência de tropeços nas últimas semanas.
A “sorte” de Nuno Espírito Santo e seus comandados é que a última rodada reservou um duelo direto contra o Chelsea. Caso vença, precisará torcer “apenas” para Newcastle ou Villa não vencerem seus jogos. Em caso de empate, a classificação é obviamente impossível, já que obrigaria Villa e Newcastle a perderem por uma diferença de dez gols.
CLIQUE E ASSISTA À RODADA FINAL DA PREMIER LEAGUE!
Tênis, Série B do Brasileirão e mais Premier League!
O domingo está repleto de atrações no Disney+!
A partir das 6h (de Brasília), jogos das duas primeiras rodadas de Roland Garros, segundo Grand Slam de tênis do ano.
A última rodada da Premier League ainda é atração com todos os outros seis jogos, incluindo o Liverpool recebendo a taça de campeão, começando às 12h (de Brasília). A expectativa é que Jürgen Klopp, icônico técnico, esteja em Anfield para participar dos festejos.
Mais tarde, às 16h, é a vez da Série B do Brasileirão, com o início da rodada dupla. Novorizontino e Paysandu abrem o dia, com Amazonas e Operário se enfrentando na sequência.
VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+