Depois de bons resultados nos treinos livres, Gabriel Bortoleto confirmou o ótimo desempenho no Red Bull Ring e conquistou sua melhor colocação no grid de largada na Fórmula 1 em 2025. O brasileiro avançou ao Q3 da classificação para o GP da Áustria, superando, e muito, seu companheiro de Sauber, Nico Hulkenberg.
Para efeito de comparação, o alemão ficou em 20º e caiu ainda no Q1, largando da última colocação. Essa foi a primeira vez no ano que o piloto de 20 anos chegou à etapa final de um quali, disputando com os ‘gigantes’ da temporada, de McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull.
Como foi a classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1
Norris liderou as primeiras passagens do Q1, com um tempo de 1:04.672, ainda maior do que as melhores marcas do TL2 e TL3, com Piastri em segundo e configurando bom desempenho da McLaren. Bortoleto passou em 16º e precisava melhorar na próxima tentativa para não ser eliminado – e ele conseguiu, pulando para sexto na reta final da primeira etapa do quali.
O brasileiro ainda conseguiu melhorar sua última volta e consolidou o avanço ao Q2, na oitava colocação, enquanto os ponteiros nem saíram para uma nova passagem. Com isso, foram eliminados: Lance Stroll, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz e Nico Hulkenberg, companheiro de Sauber de Bortoleto.
Na segunda etapa da classificação, Gabriel fez uma volta acima do ritmo esperado, mas porque saiu de pneus usados para, depois, calçar compostos novos. Novamente, Piastri e Norris sobraram e marcaram os melhores tempos, com o britânico na ponta. Antes da conclusão do Q2, a sessão foi interrompida com bandeira vermelha por um pequeno foco de incêndio na grama da reta principal.
Bortoleto brilhou na passagem seguinte, entrando no top 10, superando até mesmo Russell, da Mercedes, e cravando um tempo apenas um centésimo mais lento que o de Verstappen. Ele fechou o Q2 na quinta colocação. Os ‘nocauteados’ foram: Fernando Alonso, Alexander Albon, Isack Hadjar, Franco Colapinto e Oliver Bearman.
Notícia em atualização, treino em andamento
Grid de largada do GP da Áustria até o Q2
11. Fernando Alonso
12. Alexander Albon
13. Isack Hadjar
14. Franco Colapinto
15. Oliver Bearman
16. Lance Stroll
17. Esteban Ocon
18. Yuki Tsunoda
19. Carlos Sainz
20. Nico Hulkenberg