Está oficialmente aberto o mercado de agência livre da NBA. Após as finais e o Draft, chegou a hora das equipes acertarem as renovações, dispensas e novas contratações para a temporada 2025/2026. Já no primeiro dia, muitas negociações foram acertadas
A estratégia das franquias está diferente a partir desta temporada por conta das novas regras salariais. O teto da NBA neste foi para 154,64 milhões de dólares. A tax level, para os times que estão acima do teto, é de 187,89 milhões. O first apron, primeiro limite de restrições por exceder orçamento, foi definido em 195,94 milhões, enquanto o second apron, com restrições ainda mais rígidas, 207,82 milhões.
Por isso, para evitar multas e punições, as equipes estão fazendo o possível se adequarem aos novos limites. O Boston Celtics, por exemplo, trocou Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, além de liberar Luke Kornet para a agência livre, por motivos financeiros.
Veja a seguir todas as novidades do primeiro dia da agência livre da NBA.
Atlanta Hawks
Os Hawks são a franquia mais ativa neste início de temporada. Além da troca por Porzingis, a equipe acertou uma troca com o Minnesota Timberwolves pelo ala Nickeil Alexander-Walker via sign and trade por uma pick de segunda rodada de 2027 (NAW seria agente livre e acertou uma renovação seguida de troca com os Timberwolves, para gerar ao menos esta pick para sua ex-equipe).
Além disso, contrataram o ala arremessador Luke Kennard por 11 milhões de dólares em contrato válido por um ano.
Segundo Shams Charania, da ESPN, as negociações tiveram participação ativa do astro Trae Young, que teria ligado para os futuros companheiros e convencido os atletas a se juntarem ao time.
Denver Nuggets
Os Nuggets fecharam a grande troca do dia, enviando Michael Porter Jr. e uma pick de primeira rodada de 2032 para o Brooklyn Nets em troca de Cameron Johnson.
A franquia também assinou com Bruce Brown, nome fundamental no título de 2023, por valores ainda não divulgados.
Houston Rockets
Mesmo após a troca por Kevin Durant, os Rockets ainda mantiveram flexibilidade orçamentária para acertar com outros reforços. E a equipe mirou o garrafão. A franquia de Texas fechou um contrato com o ala-pivô Dorian Finney-Smith por 53 milhões de dólares em quatro anos e Clint Capela por 21,5 milhões de dólares em três anos.
Phoenix Suns
Uma das equipes mais instáveis das últimas temporadas, os Suns perderam Durant, mas ganharam Jalen Green, Dillon Brooks e Mark WIlliams, além de Khaman Maluach, Rasheer Fleming e Koby Brea via Draft. Neste primeiro dia de agência livre, a franquia reassinou com o armador Collin Gillespie, contratou o ala Nigel Hayes-Davis, MVP das finais e campeão da última Euroleague, e dispensou o ala Cody Martin.
Los Angeles Lakers
Depois de perder Dorian Finney-Smith, os Lakers acertaram o ala Jake LaRavia por 12 milhões de dólares em dois anos. O jovem de 23 anos vai para sua quarta temporada na NBA, conseguindo um bom 2025 pelo Sacramento Kingss. Com bom aproveitamento tanto no perímetro quanto nos cortes em direção à cesta, LaRavia chega para tentar dinamizar o ataque ao lado de LeBron James e Luka Doncic,
Memphis Grizzlies
Após enviar Desmond Bane para o Orlando Magic em troca de Kentavious Caldwell-Pope, Cole Anthony e uma série de picks, os Grizzlies irão renovar o contrato de Jaren Jackson Jr., pelo maior valor possível: 240 milhões de dólares em quatro anos.
Na armação, contratou o armador Ty Jerome, ex-Cleveland Cavaliers e um dos melhores reservas da última temporada, por 28 milhões em três anos.
A equipe também renovou com o armador Cam Spencer, por 4,5 milhões em dois anos, o ala-pivô Santi Aldama, por 52,5 milhões em três anos e devem dispensar Cole Anthony nos próximos dias.
New York Knicks
Finalista da Conferência Leste, os Knicks demitiram o técnico Tom Thibodeau e ainda não definiram o substituto. Enquanto isso, devem acertar com o ala-armador Jordan Clarkson, que será dispensado pelo Utah Jazz nos próximos dias, para tornar o elenco da franquia mais profundo.
Boston Celtics
Remontando parte do seu elenco, os campeões de 2023/24 assinaram com o pivô Luka Garza por 5.5 milhões em dois anos, um contrato bem menor que o de Luke Kornet, que deixou a equipe.
San Antonio Spurs
Luke Kornet, pivô ex-celta, tomou o rumo do Texas e assinou com os Spurs por 41 milhões de dólares em quatro anos.
Milwaukee Bucks
Sem Damian Lillard durante praticamente toda a temporada por conta de uma lesão no tendão de Aquiles, os Bucks não fizeram grandes movimentações na agência livre. A estratégia da franquia foi manter a base e renovar com os contratos expirantes: Bobby Portis por 44 milhões em três anos, Kevin Porter Jr. por 11 milhões em dois anos e Gary Trent Jr. por 7,5 milhões em dois anos.
Dallas Mavericks
Outro com grave lesão e que deve perder boa parte da temporada é Kyrie Irving. Por isso, os Mavs contratam o armador D’Angelo Russell por 13 milhões em dois anos para suprir a ausência do astro, enquanto o time será liderado por Anthony Davis e Cooper Flagg, primeira escolha do Draft.
New Orleans Pelicans
Os Pelicans estão ativos nos últimos dias. Além da troca que gerou Jordan Poole, Saddiq Bey e uma pick de primeira rodada por CJ McCollum, Kelly Olynyk e uma pick de segunda rodada, e terem draftado Jeremiah Fears na sétima posição, a equipe assinou com o pivô Kevon Looney por 16 milhões em dois anos.
Chicago Bulls
Um dia após trocar Lonzo Ball para o Cleveland Cavaliers por Isaac Okoro, os Bulls renovaram com o armador Tre Jones por 24 milhões de dólares em três anos.
LA Clippers
Os Clippers ficaram satisfeitos com o desempenho na temporada passada. Com uma grande defesa e elenco numeroso, sofreu com algumas lesões ao longo do ano, mas apresentou uma equipe competitiva. Assim, tiveram poucas movimentações até agora: assinaram com o pivô Brook Lopez por 18 milhões em dois anos e renovaram com o ala Nicolas Batum por 11,5 milhões em dois anos.
Detroit Pistons
Os Pistons tiveram duas aquisições na agência livre: O pivô Paul Reed assinou por 11 milhões em dois anos, assim como o ala-armador Caris LeVert, por 29 milhões também em dois anos.
Philadelphia 76ers
Após uma temporada desastrosa marcada por inúmeras lesões, os 76ers tentam recolher os cacos e apostar na saúde de seus principais nomes no próximo ano, enquanto fazem movimentos discretos. Nesta segunda-feira, fecharam com o ala Trenton Watford por 5,3 milhões em dois anos.
Charlotte Hornets
Uma das equipes mais ativas nos últimos dias, com as aquisições de Collin Sexton, Vasilije MIcic, e picks, os Hornets contrataram o pivô Mason Plumlee por 3,6 milhões em um ano.
Orlando Magic
Entrando nos detalhes finais da montagem do elenco para 2026/26, o Magic contratou o armador Tyus Jones por 7 milhões de dólares em um ano.
Brooklyn Nets
Além da troca com os Nuggets por Michael Porter Jr., os Nets renovaram com o pivô Day’Ron Sharpe por 12 milhões em dois anos e Ziaire Williams, pelo mesmo valor..
Minnesota Timberwolves
A franquia renovou com o veterano Joe Ingles por 3,6 milhões de dólares em mais uma temporada.