O Borussia Dortmund teve que “suar sangue” para se classificar às quartas do Mundial de Clubes. Nesta terça-feira (1º), o clube da Bundesliga sofreu muito, mas venceu o Monterrey por 2 a 1, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, pelo último confronto das oitavas de final.
Com isso, todos os jogos das quartas já estão definidos, e a equipe comandada por Niko Kovac já sabe que enfrentará o Real Madrid no próximo sábado (5), no MetLife Stadium, por uma vaga na semifinal.
Os outros duelos serão Palmeiras x Chelsea, Fluminense x Al Hilal e Paris Saint-Germain x Bayern de Munique. Todos os confrontos terão transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.
Em campo, o Borussia superou um bom início do Monterrey e viu o matador Guirassy, artilheiro da última Uefa Champions League (empatado em 12 gols com o brasileiro Raphinha) construir boa vantagem no placar em dois lances típicos de camisa 9.
Em jogadas, aos 14 e aos 24, o africano recebeu passes açucarados do ótimo Adeyemi e concluiu com enorme categoria para “matar” o time mexicano.
O grandalhão, aliás, esteve a ponto de fazer um hat-trick logo no primeiro tempo, mas viu o goleiro Andrada impedir seu terceiro gol com uma defesaça de peito.
O segundo tempo, porém, foi totalmente diferente. Os Rayados conseguiram diminuir logo aos 3 minutos, com o atacante Berterame, e iniciaram uma pressão infernal, criando uma infinidade de chances para empatar.
Só o ponta “Tecatito” Corona gerou ao menos três oportunidades claríssimas de igualar o marcador, mas errou todas, deixando os torcedores mexicanos desesperados. Nos acréscimos, Sergio Ramos ainda quase marcou ao seu melhor estilo, em potente cabeçada, mas a bola saiu raspando a trave.
No final das contas, o time do México se despede do Mundial com gosto amargo na boca, já que finalizou mais que o dobro de vezes do adversário (14 contra 6). Por outro lado, o Dortmund segue apenas protocolar no torneio, mas comemora a classificação para a próxima fase – além do valioso bônus pago pela Fifa.
O jogo
O Borussia Dortmund começou a partida tentando apertar na marcação sob pressão, mas quem criou a primeira boa chance do jogo foi o Monterrey. Aos 10 minutos,, Deossa bateu de fora da área com muita força e exigiu boa defesa do goleiro Kobel, que conseguiu pegar sem dar rebote.
No entanto, o time alemão mostrou toda a sua qualidade e conseguiu abrir o placar no primeiro ataque que encaixou na partida. Aos 14, Adeyemi acertou passe sensacional para o matador Guirassy, que saiu cara-a-cara com o goleiro e só cutucou no cantinho para anotar.
Os Rayados sentiram o gol e ficaram assustados. Adeyemi percebeu e quase ampliou logo na saída de bola, mas seu chute foi rebatido na pequena área pela zaga mexicana.
Quando colocou a cabeça no lugar, o Monterrey conseguiu suas boas chegada em sequência aos 16 minutos: primeiro, Arteaga tentou cruzar e a bola pegou muita curva, batendo na trave e levantando a torcida; no rebote do lance, Deossa emendou um míssil da entrada da área, para mais uma ótima defesa de Kobel.
A diferença da partida era que o Borussia, quando alcançava o ataque, era fatal. Aos 24, Adeyemi recebeu na corrida, fez o breque para esperar a chegada de Guirassy e rolou para o centroavante. O africano chegou finalizando de chapa, mais uma vez com enorme qualidade, e estufou as redes.
O clube mexicano era corajoso e tentava um gol para se reencontrar no jogo. Ele quase veio aos 29, quando Deossa, sempre ele, soltou mais um torpedo da risca da grande área. A bola foi tão forte que até entortou a mão de Kobel, mas o arqueiro conseguiu realizar outra defesaça e salvou os alemães.
Já o Borussia continuava extremamente perigoso nos contra-ataques. Aos 31, Jobe Bellingham arrancou pela esquerda e serviu Guirassy, que chegou completando de carrinho. A bola passou raspando a trav e saiu, para desespero da torcida aurinegra.
O guineense apareceu bem mais uma vez no lance seguinte, recebendo cruzamento rasteiro e completando dentro da pequena área. O hat-trick do camisa 9 só não saiu porque o goleiro Andrada fez uma grande defesa com o peito.
Na volta do intervalo, o Monterrey foi para o tudo ou nada e teve sua valentia recompensada logo aos 3 minutos: após bom cruzamento para a área, Aguirre ajeitou de cabeça e achou Bertreame, que concluiu com uma bonita testada no contrapé do goleiro para diminuir.
O lance animou os Rayados, que seguiram em cima e quase empataram aos 8, quando “Tecatito” Corona recebeu excelente lançamento em profundidade e entrou na área em boa condição para bater cruzado. No entanto, o camisa 17 preferiu tentar um cruzamento e acabou errando, desperdiçando uma chance de ouro.
Vendo seu time ficar contra as cordas, Niko Kovac reagiu: sacou Jobe Bellingham, que estava amarelado, e colocou Sabitzer para fechar o meio-campo.
Mas a mexida não funcionou muito, e os mexicanos chegaram bem outa vez aos 14: Canales deu enfiada de bola magistral para “Tecatito”, que entrou livre na área e soltou uma bicuda, mas acabou batendo em cima de Kobel, que conseguiu fazer a defesa e salvar mais uma vez o Borussia.
A estratégia dos Rayados era clara: bola na velocidade para “Tecatito” Corona, que ia tendo uma oportunidade atrás da outra. Aos 18, o ex-seleção mexicana apareceu bem outra vez pela ponta direita e encheu o pé, mas a bola voou por cima do travessão.
O ritmo do Monterrey diminuiu depois disso, mas o time ainda era muito mais perigoso. Aos 33 minutos, Óliver Torres disparou um lindo voleio da meia-lua e gerou outra oportunidade claríssima, mas Kobel, o grande nome do Dortmund no jogo, fez mais uma intervenção decisiva.
O time de Domènec Torrent foi valente e tentou o empate até o minuto final em Atlanta. Com Sergio Ramos jogando de centroavante improvisado, o segundo gol quase veio aos 45, mas a cabeçada do capitão passou tirando tinta da trave alemã.
Na base da “catimba”, o Dortmund conseguiu segurar o 2 a 1 e avançou para as quartas do Mundial.
Onde assistir ao Mundial de Clubes?
O Mundial de Clubes tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+