Ousmane Dembélé marcou o segundo gol do PSG, que decretou a vitória de 2 a 0 sobre o Bayern de Munique e a classificação às semifinais do Mundial de Clubes. A comemoração, simulando que estava segurando um joystick de videogame, foi nada menos que uma homenagem ao falecido Diogo Jota, que era apaixonado por esse mundo.
O atacante do Liverpool, que começou sua carreira no Paços de Ferreira e ‘elevou’ o patamar do clube português, adorava jogar Fifa e Football Manager e fundou uma equipe de e-sports, a “Diogo Jota Esports”, em 2020, para entrar no mundo das competições eletrônicas.
Foram várias as modalidades que a organização de Diogo Jota atuou, desde o próprio Fifa até PUBG e Rocket League. No jogo de futebol, que hoje é chamado de EA Sports FC, chegou a disputar competições oficiais e até a alcançar séries invictas. E assim como vários da área, transmitia muitas de suas gameplays via streaming.
Em entrevista à ESPN em 2020, o diretor do Paços de Ferreira, Paulo Gonçalves, relembrou que a paixão pelos jogos se estendia ao vestário do clube. “Uma vez na Inglaterra ele venceu um torneio de Fifa. Lembro que mesmo quando jogava com os colegas de clube queria ser o melhor e ganhar”, recordou o dirigente, à época.
Essa paixão por vencer citada por Paulo era o que o diferenciava e o fez ter uma carreira meteórica. “Os colegas até se queixavam que ele era um bocado egoísta no sentido de que era obstinado por aquilo que fazia. Em resolver jogos, conseguir impor e ser diferente. Ele é muito ‘obcecado’ por atingir metas e ser o melhor naquilo que faz”, contou o cartola.
Não é somente Paulo Gonçalves que notava essa vontade de vencer de Diogo Jota. Três brasileiros que atuaram com ele no Paços de Ferreira – Rafael Defendi, Flávio Boaventura e Rodrigo Galo – concordam que a dedicação do atleta, tanto no futebol ‘real’ quanto no ‘virtual’, era muito valorosa.
Além da homenagem de Dembélé no gol que decretou a vitória do PSG por 2 a 0 sobre o Bayern de Munique, ambas as equipes, e a torcida presente no Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta (EUA), prestaram um minuto de silêncio ao atacante, que morreu em um trágico acidente de carro na última quinta-feira (3).
Com o resultado, o clube francês, atual campeão da Champions League, espera agora o vencedor do duelo entre Real Madrid e Borussia Dortmund para conhecer o adversário das semifinais. Do outro lado da chave, Fluminense e Chelsea duelam por uma vaga na grande decisão.