Atual campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores, o Botafogo, agora sob o comando de Renato Paiva, estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo (30), às 16h (de Brasília), diante do Palmeiras, no Allianz Parque. E o rival da rodada inicial tem tudo para ser uma inspiração para o português neste início de projeto.
Recém-chegado no Glorioso, Renato Paiva disse em sua entrevista coletiva de apresentação que se espelha em Abel Ferreira, que está há quase cinco anos no Palmeiras e soma nada menos do que dez títulos à frente do Alviverde, para ter longevidade no Botafogo.
“Se o Abel já fez, é porque se pode fazer. É possível, não é? Eu acho que as equipes vivem de ciclos, o futebol vive de ciclos. E o Botafogo acaba de entrar, com este ano, num ciclo vitorioso. E eu sei que só três clubes ganharam Libertadores e Campeonato ao mesmo tempo na história do futebol brasileiro”, disse o português.
“Então, é um ciclo que se inicia. E, mais difícil que ganhar, é de fato, como bem dizes, manter, e manter nesta realidade que é o futebol brasileiro. Porque, de fato, o calendário é muito exigente. Dizia o John, é quase preciso ter dois elencos para nós respondermos a 75 jogos durante a temporada, fora estes que estão para trás”, finalizou.
E a missão de Renato Paiva de fato não será das mais simples. Apesar do Botafogo ter tido um grande ano em 2024, o início de 2025 está longe de ser bom. O Glorioso perdeu suas principais estrelas como Luiz Henrique e Almada, além de ter amargado os vice-campeonatos da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil.
Já no Campeonato Carioca, a equipe sequer chegou às finais. Aliás, a última partida oficial do Alvinegro foi a derrota por 2 a 0 para o Racing, no Rio de Janeiro. Desde então, o Botafogo só fez um amistoso contra o Novorizontino, no qual venceu por 3 a 1.